Curiosidades
O que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre a Eucaristia
- 01-05-2020
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É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus,
que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos até ao Seu retorno, o sacrifício
da Cruz, confiando assim, à sua Igreja, o memorial da sua Morte e Ressurreição.
É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se
recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.
Quando é que Cristo instituiu a Eucaristia? Instituiu-a na
Quinta-feira Santa, “na noite em que ia ser entregue” (1Cor 11,23), celebrando
com os Seus apóstolos a Última Ceia.
O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?
É fonte e o ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia,
atingem o seu clímax a acção santificante de Deus para connosco e o nosso culto
para com Ele. O Senhor encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo,
nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do povo de Deus são
expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a Celebração Eucarística, já
nos unimos à liturgia do Céu, e antecipamos a vida eterna.
Como é que Jesus está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e
incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial:
com o Seu Corpo e o Seu Sangue, com a Sua alma e divindade. Nela está,
portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas
do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.
O que significa transubstanciação?
Transubstanciação significa a conversão de toda a substância
do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na
substância do Seu Sangue. Esta conversão realiza-se na oração eucarística,
mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da acção do Espírito Santo. Todavia,
as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies
eucarísticas”, permanecem inalteradas.
O que se requer para receber a santa comunhão?
Para receber a santa comunhão, deve-se estar plenamente
incorporado à Igreja Católica e estar em estado de graça, ou seja, sem
consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado
grave deve receber o Sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da
comunhão. Importantes são, também, o espírito de recolhimento e de oração, a
observância do jejum prescrito pela Igreja (1 hora antes, excepto água) e a
atitude do corpo (gestos e roupas) em sinal de respeito a Cristo.
“Na Eucaristia, nós
partimos ‘o único pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer,
mas para viver em Jesus Cristo para sempre'” (Santo Inácio de Antioquia).