Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Missa: por que é que o sacerdote coloca um pouco de água no vinho?

Na Missa, antes da consagração, o padre coloca um pouco de água no cálice, juntamente com o vinho.

Durante o gesto discreto, o sacerdote reza em silêncio: “Pelo mistério desta água e deste vinho, sejamos participantes da divindade de Cristo, que se dignou assumir a nossa humanidade.”

No centro do sacrifício eucarístico, esta oração lembra-nos que os fiéis se associam a este sacrifício ao mesmo tempo em que desejam conformar-se à vida de Cristo Redentor.

As duas naturezas de Cristo oferecidas na Cruz

O gesto simboliza a união das duas naturezas (humana e divina) na pessoa de Cristo. Durante a sua oferta na Cruz, as suas duas naturezas doam-se verdadeiramente por amor. Este amor já se manifestou no Gólgota pela água e pelo sangue que jorraram do lado perfurado, e que também são simbolizados no cálice cheio de vinho ao qual o ministro acrescenta um pouco de água.

São Cipriano de Cartago, dizia: “Se houver apenas água, sem vinho, nós estamos sozinhos, sem Cristo. E se houvesse só vinho sem água estaria Cristo sozinho sem nós”.

Regressar