Curiosidades
Férias escolares: TEMPO DE SER PRESENÇA!
- 11-09-2009
- Visualizações: 150
- Imprimir
- Enviar por email
Estamos a viver um tempo muito mais importante do que pensamos. Sim porque é o tempo das férias escolares! Tempo em que os nossos filhos estão com todo o tempo “vago”.
Para muitos de nós isso é motivo quase de “desespero”. Começamos por perguntar: “Quem vai cuidar das crianças?”; “O que fazer com as crianças?”; “Como ocupar as crianças?”…
Nesse tempo nos deparamos de uma maneira muito especial com a nossa falta de tempo para eles! É verdade que temos que trabalhar (cada vez mais e mais) para prover a eles tudo de que precisam. É verdade também que ficamos cansados demais. E quando as crianças estão em plena actividade na escola, no inglês, no judô, ballet, etc. eles dormem cedo e exaustos. Podemos assim “relaxar” do dia de trabalho tão cansativo.
Nas férias as actividades dos pequeninos ficam bem reduzidas e com isso eles tem um “tempo livre” que precisa ser ocupado e é aí que entramos. É claro que nós temos as nossas actividades profissionais e que infelizmente nem sempre podemos “combinar” as nossas férias com as das crianças, contudo é o momento de nos “desdobrarmos”, sim é a “hora de ser pai” de “ser mãe”. Há algum tempo atrás se ouvia uma frase muito significativa que dizia: “Seja pai do seu filho, antes que um traficante o adopte!” Hoje poderíamos dizer: “seja pai antes que a internet o adopte”, “antes que a ‘turma da rua’ (onde até o traficante pode estar) o adopte”, mil coisas…
É “dar o seu tempo” ao seu filho, uma vez que durante o dia ele não vai ter tanta “novidade” para contar, que tal você ser a novidade? Quantas vezes você já contou pra ele sobre a sua infância? Quantas aventuras você já contou pra ele? Saiba, você é um “herói” muito mais importante pra ele que todos que ele passa o dia vendo na TV! Não perca essa oportunidade de entrar definitivamente na vida e na história do seu próprio filho! É hora, mais do que nunca de fincar as raízes do seu relacionamento com ele! A psicologia nos ensina que essa é a fase em que ele mais precisa receber amor. Mais do que dar amor, ele precisa perceber o seu amor! É isso que vai formar os vínculos que serão para sempre! Dom Bosco sempre ensinou aos Salesianos: “Não basta que os meninos sejam amados, eles precisam se sentir amados”!
Aproveite esse tempo em que todas as energias dos seus filhos estão voltadas e disponíveis para você! Ou você quer entregar esse tesouro para outros? Ou mesmo para a internet ou a TV?
Viva essa experiência! Deus te abençoe! E a sua família!
Vinde… e descansai um pouco (Mc 6, 31) - DA FOLHA OS VALENTES (Deohnianos)
Jesus tinha enviado os Doze Apóstolos, dois a dois, confiando-lhes a missão de anunciar o Reino, de pregar o arrependimento, de apregoar a libertação, como nos recorda o início do mesmo capítulo de Marcos (cf. Mc 6, 6-13).
Os discípulos regressaram entusiasmados, partilhando com Jesus tudo o que tinham feito e anunciado. E é o próprio Jesus que lhes lembra a necessidade de parar um pouco, para retemperar forças. Porque sugere Jesus esse tempo de descanso? Para rezar? Para combinar novas estratégias pastorais? Para avaliar as acções feitas? Talvez para fazer de tudo um pouco. Fica sobretudo a ideia da necessidade de parar para regressar à actividade ainda com mais vontade e energia…