A Via Sacra é uma forte oração porque nos relembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no caminho do Calvário. De modo heróico, o Senhor aceitou a Cruz para nos redimir e salvar, demonstrando a sua profunda obediência ao Pai e um infinito amor à humanidade. Rezar a Via Sacra é reviver na mente e no coração, a grandeza do Amor de Deus, que para nos libertar de todo o pecado entregou o seu filho único em holocausto. Mas é importante não só rezarmos a Via Sacra, mas colocarmo-nos nas estações, identificando-nos com os personagens desta caminhada de vitória.
MARIA é aquela que acolhe, abraça, compreende, ensina, educa e, sobretudo, ama. A Mãe não deixa o Filho num só minuto da caminhada e está aos seus pés na hora da Sua morte. Maria é aquela que com a morte do Filho, dá início à Igreja, a sua nova família. Ela remete-nos ao ACOLHIMENTO.
SIMÃO CIRENEU é aquele robusto homem que volta do campo e se depara com o ritual da crucificação. É deste encontro involuntário que brota a fé. Simão compreende que é uma graça poder caminhar com Jesus, que sofre calado. Ele remete-nos à CARIDADE.
VERÓNICA é aquela que não se intimida com os soldados e vai ao encontro do Senhor. No princípio ela só vê um rosto maltratado e marcado pela dor. Mas o acto de amor imprime no seu coração a verdadeira imagem de Jesus: no rosto humano coberto de sangue e feridas ela vê o rosto de Deus e da Sua bondade, que nos acompanha mesmo na dor mais profunda. Ela remete-nos à FÉ.
AS FILHAS DE JERUSALÉM são aquelas que choram pela morte de Jesus. E Ele, mesmo naquele momento de profunda dor vem consolá-las, vem alertá-las de que não adianta lamentar os sofrimentos deste mundo se a nossa vida continua igual. Elas remetem-nos à CONVERSÃO.
SOLDADOS são aqueles que maltratam Jesus. Eles cospem, empurram, batem, insultam, fazem troça. Eles remetem-nos ao PECADO.
JOSÉ DE ARIMATEIA é aquele homem rico que sepulta Jesus no seu túmulo ainda intacto, num jardim. Ele é o rico que encontra o modo de passar pelo buraco de uma agulha, porque Deus lhe dá essa graça. Ele remete-nos à CONVERSÃO.
NICODEMOS é aquele que traz uma mistura de mirra e aloés de cem libras destinada a emanar um perfume precioso do Sagrado Corpo do Senhor. Ele remete-nos à OFERTA.
Com quem será que nos assemelhamos?
Muito importante também, são as quedas de Jesus, pois reflectem a nossa fraqueza humana, a nossa tendência ao pecado. Mas em cada uma delas, Jesus levanta-se e levanta-nos com Ele para uma vida nova!