Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Espiritualidade

Direcção espiritual, a sua importância

Direcção espiritual, a sua importância

O director espiritual não é apenas uma escolha do dirigido; é uma graça que Deus lhe concede

Jesus um dia disse: “Pode um cego guiar outro cego? Os dois cairão!” (Mateus 15,14).

Quando ministramos a música do Senhor ou anunciamos o Evangelho por intermédio da arte que possuímos, tornamo-nos “formadores de consciência” e guias de multidões. Hoje, graças à divulgação pelas redes sociais, uma única canção e diferentes expressões de arte podem chegar a milhões de pessoas ao redor do globo. Isto não é apenas uma vantagem garantida pela tecnologia, mas sim uma grande responsabilidade diante de Deus! Cada filho de Deus é precioso aos olhos do Senhor. Ai de quem os engana ou os escandaliza!

Quando o Senhor nos concedeu o dom da inspiração artística também nos concedeu uma sede interior incomparável. Deixar essa sede sem controle é o maior risco para nossa salvação pessoal. Um meio oportuno de evitar este perigo é a direcção espiritual.

Quem é o director espiritual?

 “É uma grande graça de Deus ter um director espiritual. Sinto agora que eu não saberia caminhar sozinha na vida espiritual. Grandioso é o poder do sacerdote. Dou graças a Deus sem cessar, por me ter dado um director espiritual!” (Diário de Santa Faustina, número 721).

O director espiritual é a voz de Deus para a alma devota. Cabe a ele buscar a santidade em primeiro lugar. Ele precisa de ser santo e sábio. A direcção espiritual não é apenas um “serviço” que o sacerdote ou uma pessoa espiritualmente madura pode oferecer ao outro. Trata-se de um ministério.

Como deve ser o dirigido?

O dirigido é alguém – alvo do amor e da eleição do Senhor – cuja alma é chamada a um itinerário sério de busca da santidade. É preciso entender que o director espiritual não é apenas uma escolha do dirigido; é uma graça que Deus lhe concede. Portanto, cabe ao interessado em ser dirigido orar insistentemente a Deus para que Ele eleja, envie e unja o sacerdote (ou não) que assumirá este ministério em favor da alma em questão.

Como deve ser a direcção espiritual?

Deve distinguir-se pela obediência, transparência e frequência. Ao buscar a direcção espiritual, o dirigido deve abandonar-se completamente ao Senhor Deus por meio da docilidade às orientações do director espiritual. “Conta-lhe tudo e desvenda a tua alma diante dele, como o fazes diante de mim. Nada receies; para tua tranquilidade, coloco este sacerdote entre mim e a tua alma, e as palavras que ele te disser são minhas. Desvenda diante dele as coisas mais ocultas que tens na alma. Eu lhe concederei luzes para que conheça a tua alma!” (idem, número 232).

Comportamento semelhante seja feito para encontrar o confessor pessoal. Nem sempre é aconselhável que o director seja também o confessor. Embora na direcção espiritual inevitavelmente se trate dos pecados que devem igualmente ser confessados ao confessor.

Regressar