Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Temas de Formação

Dicas para nascer de novo

Dicas para nascer de novo

O versículo do Salmo 33 “Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido”, mexe profundamente com a consciência do povo de Israel. A pessoa que passa por um momento turbulento, por uma tempestade na vida, imediatamente recebe a resposta.

Nicodemos, é o homem que foi encontrar-se com Jesus durante a noite. E por quê durante a noite, o que é que ele tinha a esconder? São João faz questão de dizer que Nicodemos era um homem muito importante. O diálogo que Jesus estabeleceu com ele era verdadeiramente forte. Como faço para nascer de novo se estou no meio de um problema, se perdi todas as esperanças? Como faço para nascer de novo se o meu horizonte ficou parado, totalmente estático?

Muitas pessoas perguntam-se: “Será que temos chance de nascer de novo, de começar de novo?” Não se pode começar de novo tendo como base uma sociedade consumista. Para alguns a felicidade é comprar um novo carro, para outros é fazer uma viagem. Mas, Nicodemos fez uma pergunta profunda: “Como faço para nascer de novo?”

E tu, será que estás disposto a nascer de novo? Para isso, Nicodemos nos dá quatro pistas:

Primeiro, é preciso assumir uma postura radical com Cristo. Com Ele ninguém fica no muro, observando, tem que sair da noite para o dia. Será que onde quer que chegamos, transformamos o ambiente ou fazemos que o ambiente se afunde ainda mais? É preciso estar na verdade.

Segundo, quem quer nascer de novo é preciso deixar o homem, a mulher velha. É preciso dar o passo para a mudança, querer mudar, sair da noite e entrar no dia e a luz resplandecerá.

Terceiro, temos que sair de nós mesmos e anunciar a Boa Nova. O mistério do missionário é sair e bater à porta. Hoje em dia, são poucos os que vão ao encontro do outro. Os católicos estão com medo. Nicodemos trocou a noite pelo dia porque se encontrou com o Deus da sua vida.

Quarto, quem sai para anunciar a Boa Nova deve estar preparado para o martírio, martírio em grego significa ser testemunha. Não podemos continuar a viver uma vida boa, não podemos continuar a ser uma massa de pessoas que não diz nada.

O que transformará o mundo não é nada mais, nada menos que o testemunho daqueles que acreditam que o Senhor está vivo e ressuscitado no meio de nós, disso nós somos testemunhas e por isso estamos felizes. A infelicidade do Salmo 33 transforma-se num cântico muito especial, o Senhor ouviu a nossa prece, o Senhor ouviu as nossas súplicas e por isso estamos alegres.

E, como Nicodemos, muitos continuarão a dizer e a proclamar: “O Espírito do Senhor fez com que eu nascesse de novo e proclamasse a Sua grande vontade, fazer com que todos os homens e mulheres conheçam o Deus verdadeiro”.

Que Nossa Senhora nos ajude, passe à nossa frente, que ajude os atribulados e aflitos, que Maria Auxiliadora dos cristãos fortaleça a Igreja toda para sermos, todos juntos, uma comunidade de gente que acredita na vida e se nega a aceitar qualquer tipo de sociedade que vive na morte, no engano ou na perdição.

Regressar