Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Controla os Teus Impulsos Sexuais

Imagem vazia padrãoAs telenovelas, a propaganda e a própria liberdade sexual que se vai vivendo, é diferente dos padrões de Deus.

Na escola, em grupos de amigos, na vizinhança, ouvem-se afirmações como estas: - Ter relações sexuais antes do casamento é normal! A virgindade é coisa ultrapassada!

E aí surge a famosa pergunta, que faz pressão constante na mente:

- Por que não fazer o mesmo?

O facto de tu teres impulsos sexuais não é errado. O problema está em como lidar com eles.

Muitos, para satisfazer os impulsos sexuais servem-se da masturbação, também chamada de auto-estimulação.


A MASTURBAÇÃO É PECADO?

Na Bíblia não se encontra especificamente a palavra "masturbação", mas princípios relacionados ao assunto, que Deus deseja que levemos em consideração.

"... Qualquer um que olhar para uma mulher com cobiça nos olhos, no seu coração já cometeu adultério com ela" (Mt 5.28 - Bíblia Viva).

"Não cobices a mulher do teu próximo" (Ex 20.17).

Ao te masturbares, o que vem à tua mente? Não é exactamente neste ponto que começam os pensamentos e fantasias sexuais? Achas que Deus aprovaria tal atitude? Ele mesmo diz que a intenção impura já nos faz pecar.

Em 1 Coríntios 6.19 e 20, lemos' Será que vós não aprendestes ainda que o vosso corpo é a morada do Espírito Santo que Deus vos deu, e que Ele vive dentro de vós? O vosso próprio corpo não vos pertence. Porque Deus comprou-vos por um preço elevado. Portanto, usem o vosso corpo para dar glória a Deus, porque o vosso corpo pertence-Lhe".

Com base neste texto, responda:

- Masturbando-te estarias a dar glória a Deus no teu corpo?

– A tua consciência não te acusa?

À luz desta passagem, alguém pode achar que a masturbação é algo que agrada a Deus?

Caso ainda reste alguma dúvida lê Romanos 14.22 e 23. Vês? Tudo o que nos deixa em dúvida e não provém de fé, é pecado. Então...


COMO CONTROLAR OS IMPULSOS SEXUAIS?

Em Mateus 26.41, Jesus exorta-nos: "estai atentos e rezai. Senão, a tentação vencer-vos-á".

A primeira atitude é vigiar. Portanto, deves estar atento, como uma sentinela na guerra. Ao perceber que determinada situação poderá levar-te a pecar, não tentes enfrentá-la, mas foge!

"Tem fé e amor, e sente prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm o coração puro" (2 Tm 2.22 - BV).

Ser tentado não é pecado. O pecado está em aceitar a tentação. Tiago 1.15 mostra os passos existentes entre o ser tentado e o pecar. Portanto, existe a possibilidade de, ao sermos tentados, não pecarmos.

A segunda atitude é orar. Reconhece o teu pecado (Lc 18.13 e 14), confessa-o e recebe o perdão de Jesus, com base na promessa de 1 João 1.9 ("Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça'').

Aprende a controlar a tua mente. Quando os teus pensamentos começarem a voar para as áreas de fantasias sexuais, faz como Paulo aconselha em Filipenses 4.8: firmem os vossos pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se em coisas boas e belas que há noutras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais possam louvar a Deus e alegrar-se com elas".


Aqui vão mais algumas dicas:

- Caso o teu impulso sexual esteja "à flor da pele", não fiques sozinho por longos períodos. Satanás pode facilmente trazer maus pensamentos à tua mente. Lembra-te do ditado: "Mente vazia, oficina do diabo".

- Pratica exercícios físicos, actividades desportivas ou projectos criativos para despender as tuas energias e desviar a tua atenção de pensamentos eróticos.

- Procura ter como exemplo rapazes e raparigas que permaneceram na vontade de Deus na sua adolescência e foram recompensados por Ele. Compartilha as tuas dificuldades com essas pessoas e aprenderás muito com as experiências que passaram, e das quais saíram vitoriosas.

 

 

 

 

Regressar