Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Consideras-te uma pessoa livre?

 

Consideras-te uma pessoa livre?  

 

Entende o que é liberdade e reflecte se és uma pessoa livre

Quantos de nós já não tivemos uma imensa vontade de andar a “voar” por aí, vendo-nos livres das responsabilidades, das dificuldades, daquilo que nos aflige, daquela prova que não queremos fazer, da decisão que não queremos tomar ou, simplesmente, ser livres para não seguir regras de casa, dos pais, da sociedade.

Mas será que tudo é permitido? A nossa referência é da liberdade enquanto puder, ou seja, daquele desejo de ultrapassar limites. Nesse sentido, quanto menos limites, Mas, isto é uma visão distorcida do verdadeiro ser livre. Esta passagem bíblica traz-nos esta recordação: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (cf. I Cor 6,12).

Não é possível negar uma realidade que sempre impõe regras a serem respeitadas e delas dependem a convivência saudável de uma comunidade. Assumir as suas escolhas, analisar as possibilidades e observar os caminhos disponíveis de forma consciente são atos de liberdade responsável, especialmente quando, de facto, tomamos um posicionamento definido.

Não escolher, já é uma escolha. Porém, as escolhas podem ser mais ou menos conscientes. Quando ela não é clara para o homem, quando os motivos não estão explicitados, a escolha transforma-se em condenação, pois, de qualquer maneira, haverá uma escolha.

Entenda o conceito de liberdade

A liberdade é própria do homem. Quando podemos ser livres nas escolhas, colocamo-nos em papel de responsáveis pelos atos e consequências destes. Fugindo e deixando que os outros pensem por nós, decidam por nós, ou ainda quando atribuímos alguma responsabilidade para o outro, isto também é um ato livre, mas, talvez, não o mais consciente.

Ser livre é assumir responsabilidade por cada momento do seu viver, cuidando das suas escolhas da maneira mais autêntica possível, encarando os desafios e a angústia de estar lançado num mundo que não oferece nenhum tipo de garantia de sucesso ou felicidade. Estas conquistas vão depender da maneira como cada um constrói o seu caminho para a realização dos seus projetos e como cada um de nós assume o projeto de liberdade responsável na nossa vida, conduzindo a nossa existência, porque “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”.

Regressar