Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Como participar com fruto na Santa Missa

Como participar com fruto na Santa Missa 

A Missa é o Sacrifício do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é oferecido a Deus nos altares sob as espécies do pão e do vinho consagrados. Compreendamos bem, que assistindo à Santa Missa é como se víssemos o Divino Salvador, quando saiu de Jerusalém para levar a Cruz ao Calvário, onde, no meio dos mais bárbaros tormentos, foi crucificado, derramando até à última gota do seu sangue.
Este mesmo sacrifício é renovado pelo Sacerdote quando celebra a Santa Missa, com a única diferença que o sacrifício do Calvário foi doloroso para Jesus e foi com derramamento de sangue, ao passo que o sacrifício da Missa é incruento. Como não se pode imaginar coisa mais santa e mais preciosa do que o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo, assim, ao assistir à Missa, devemos estar convencidos de que fazemos a acção mais santa e gloriosa aos olhos de Deus e benéfica para a nossa alma.

Jesus Cristo vem em pessoa aplicar a cada um de nós em particular os merecimentos daquele Sangue adorável, que derramou por nós no Calvário. Isto deve-nos inspirar suma estima para com a Santa Missa e ao mesmo tempo um vivíssimo desejo de assistir bem a ela. O triste facto de vermos tantas pessoas voluntariamente distraídas, sem modéstia, sem atenção, sem respeito, de pé, olhando para cá e para lá, faz-nos pensar que não assistem ao divino sacrifício como Nossa Senhora e São João, e sim, como os Judeus, crucificando outra vez Nosso Senhor, com grande escândalo para os companheiros e desonra para a nossa fé!

Assistamos, pois, à Santa Missa com espírito de verdadeiros cristãos, meditando a começar pela dolorosa Paixão que Jesus Cristo sofreu pela nossa salvação. Durante a Missa devemos estar com modéstia e recolhimento que nada possa perturbar. A mente, o coração, todos os pensamentos estejam unicamente ocupados em honrar a Deus. Façamos grande empenho em assistir à Santa Missa todos os dias.

A Santa EUCARISTIA no dizer dos Santos…
 "Fica a saber, ó cristão, que mais se merece participar devotamente de uma só Eucaristia, do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra." (São Bernardo)
 "O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens." (Santo Tomás de Aquino)
 "Uma só Missa a que houveres participado em vida, será mais salutar que muitas a que os outros participarem por ti depois da morte." (Santo Agostinho)
"Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa." (São Lourenço de Bríndise)
 
"A Santa Missa é uma embaixada à Santíssima Trindade, de inestimável valor.   É o próprio Filho de Deus que a oferece." (São João Maria Vianney)
"Cada Santa Missa a que assistires, alcançar-te-á no Céu maior grau de glória." (São Jerónimo)
 "A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz." (São Boaventura)
 "A Missa é o sol da Igreja." (São Francisco de Sales)
"Após a consagração, eu tenho visto milhares de Anjos formando a Corte real de Jesus, em volta do Tabernáculo. Eu os tenho visto com os meus próprios olhos." (São João Crisóstomo)
 "Rogo também, no Senhor, a todos os meus irmãos Sacerdotes, os que são e os que serão e os que desejam ser sacerdotes do Altíssimo, que queiram sempre celebrar a Santa Missa puros e puramente façam reverência ao verdadeiro Sacrifício do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo com intenção santa e limpa e não por coisa terrena alguma, nem por temor ou amor a homem algum, ou para agradar a homens." (São Francisco de Assis)
"Como devemos assistir à Santa Missa? - Como assistiram a Santa Virgem Maria e as Santas mulheres. Como São João assistiu ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício sangrento da cruz."   (São Pe. Pio de Pietrelcina)
"Eis o meio mais adequado para participar com fruto na Santa Missa: consiste em irdes à igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes diante do Altar como o faríeis diante do Trono de Deus, em companhia dos Santos Anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com a sua piedosa atitude, mistérios tão santos." (São Leonardo de Porto Maurício)
"Tu dizes que a Missa é longa, e eu acrescento: porque o teu amor é curto." (São Josemaría Escrivá)

 

Regressar