Como lidar com o desânimo
Não deixe o desânimo atrapalhar os seus planos
Já deve ter ouvido alguém dizer: “Estou desanimado, não tenho vontade para nada!
Para avaliarmos as situações que geram desânimo, convido-o a perceber como consegue ter habilidade para lidar com as dificuldades e as situações delicadas da vida.
Atribuímos esta capacidade ao que chamamos de resiliência, ou seja, a capacidade de conviver com as situações da vida, superar dificuldades e dar um novo sentido à vida.
Interroguemo-nos:
Qual é o sentido da vida? De que forma posso encontrar propósito, realização e satisfação? Consigo construir algo que tenha duração plena?
Muitas pessoas nunca pararam para pensar no sentido da vida e, um dia, depois de muitos anos, começam a questionar por que é que os seus relacionamentos não deram certo e por que é que se sentem tão vazias, mesmo tendo alcançado algum objetivo anteriormente estabelecido. Um jogador de futebol, que alcançou sucesso neste desporto, foi questionado sobre o que gostaria que lhe tivessem dito quando ainda estava a começar a jogar futebol. Ele respondeu: “Eu gostaria que alguém me tivesse dito que, quando tu chegas ao topo, não há nada lá.” Ou seja, muitos propósitos para os quais nos voltamos não fazem sentido pleno. Vamos atrás de propósitos que nos completem, como o sucesso no trabalho, prosperidade, relacionamentos, entretenimento, entre outros; no entanto, muitos de nós, quando conseguimos tudo isto, ainda sentimos que nada nos parece preencher.
O sentido da vida é descobrir qual é o seu sentido, ou seja, descobrir quem somos, de onde viemos e para onde vamos, sobre a procura da felicidade, sobre o amor ao próximo e outros. O sentido da vida é também o progresso material e especialmente espiritual, pois no crescimento individual neste campo, a pessoa faz-se e consegue compreender.
Muitas vezes, paramos em situações até mesmo simples, dando-lhes mais importância do que elas realmente merecem, maximizando problemas ou vendo situações que nem sempre são adequadas, e nisto acabamos por cair no desânimo.