Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Namorar

Como lidar com o namoro dos filhos na adolescência

A importância do diálogo com os filhos adolescentes

Se nós pais pudéssemos ter os nossos filhos sempre por perto, seria perfeito, não acham? Certamente, você, pai, mãe ou responsável, já pensou: “O meu filho já está um adolescente! Já não é uma criança!”

É na adolescência, uma fase tão linda e importante, que os nossos filhos vão consolidar todos os valores, toda a educação que foi remetida a eles na infância.

Vão querer sair com os amigos, ir às festas da escola… E quando eles começam a namorar?! O coração do pai e da mãe quase para! Mas tenha calma! Um passo de cada vez.

Diálogo com os filhos

A chave para qualquer relacionamento construtivo é o diálogo, e é por isso que não pode faltar a verdade dentro de casa, pois, neste momento, os pais devem sempre orientar os filhos que conversem mesmo com eles, digam se estão a gostar de alguém da escola, do bairro, e os apresente aos pais, à família. A princípio, pode parecer um “susto”, mas, com o tempo, todos se irão acostumar.

A aprovação dos pais é sempre a melhor resposta aos filhos, pois, assim, os pais poderão acompanhar, levar o namorado (a) a passear com a família; e assim o filho também se sentirá seguro e mais importante; não irá namorar escondido.

Esteja junto dos seus filhos, converse, explique e também chame o namorado (a) para conhecer todos os integrantes da família. É importante que todos saibam os valores que permeiam dentro de casa, e que você, pai e mãe, está atento a tudo!

Na minha casa, as minhas duas filhas adolescentes namoram; e o diálogo nunca faltou! Desde a preparação para a fase em que elas estariam a namorar até ao momento de apresentar o namorado e a convivência com a nossa família e com a família do namorado.

Valores familiares

As famílias foram apresentadas, juntamente com os valores e a prioridade na vida de cada uma. Há momentos em que os namorados passeiam connosco; há momentos em que são só nossos.

O meu conselho, para você pai e mãe é não anular este momento na vida dos seus filhos. Não proíba, não seja agressivo! Esteja próximo, mostre que você está ali! Isto será um factor determinante até mesmo para firmar a sua confiança neles e vice-versa. Eles precisam de saber e ter a confiança de que estaremos sempre com eles, seja para comemorar um ano de namoro ou até mesmo para consolar a sua filha se ela estiver triste, porque o namoro não deu certo!

Seja e esteja sempre presente!


Regressar