Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

Celebração de Natal

CELEBRAÇÃO DE NATAL

Leitor 1: Iniciemos a nossa celebração:
 
Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo.
Nesta noite de paz e luz, o céu e a terra abraçam-se e o amor de Deus nos envolve. Em Jesus Menino, Deus vem habitar no nosso meio fazendo-se um de nós.

Leitor 2: O Natal é a festa do anúncio da Paz, da vinda do Messias: o Príncipe da Paz. Jesus é a fonte de Paz, é o equilíbrio que o mundo moderno precisa.

Canto:

Leitor 3: Em Jesus Menino, cumpre-se o que os profetas anunciaram: “No tempo do Messias, a Paz será plena, tanto nas regiões mais distantes como nas que estão próximas” (Is 57, 19).

Leitor 1: Profetas como Ezequiel e Miqueias citam nas suas escrituras que o Senhor faz com o seu povo uma aliança de Paz e (Ez 37, 26 e Mq 5, 4). “O Profeta Naum imagina, vindo das montanhas, aquele que vem trazer boas notícias, aquele que vem trazer a Paz” (Na 2, 1).

Recitar: Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar, eu vou cantar. Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, eu vou cantar. Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar. Quando os muros que cercam os jardins forem destruídos, então os jasmins, vão perfumar.

Ref:

Leitor 2: O nascimento de Jesus é anunciado como a chegada daquele que conduz os nossos passos no caminho da Paz (Lc 1, 79).

Leitor 3: A Paz é dom de Deus que se faz um de nós, e com este gesto de humildade nos remete ao grande mistério do seu amor e da sua ternura, selando definitivamente com a humanidade uma aliança de Paz.

Leitor 1: Jesus Menino vem trazer a justiça e libertar os que estão cativos nas sombras da morte, na escuridão de uma vida vazia e sem sentido. A Salvação e a Paz são frutos desta libertação, uma vez que nos conduzem à prática da justiça.

Leitor 2: Celebrar o Natal é celebrar o nascimento do Salvador, que vem implantar a justiça de Deus. “Das montanhas venha Paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça” (Sl 72).

Leitor 3: Celebrar o Natal é abrir o coração para acolher a Palavra viva de Deus e viver em sintonia com ela.
Celebrar o Natal é para nós, cristãos, celebrar a alegria que encontra a sua razão de ser no nascimento de Jesus. Com atenção acolhamos a Palavra de Deus cantando:

Canto: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Vem iluminar a minha alma, ó Senhor, com a tua Palavra de Verdade, Paz e Amor.

Leitura: Isaías 9, 1- 6

(Ambiente quase sem luz; gradativamente, as luzes serão acesas).

Leitor 1: Comovidos pela ternura do Natal, envolvidos pela Paz e Luz de Deus, movidos pelo Espírito Santo que habita em nós, partilhemos:
Que luz Jesus Menino espera que eu seja, neste Natal e durante o ano de 2010?

(Passar uma vela acesa ou a imagem do Menino Jesus, para que cada pessoa, faça o seu pedido).

Canto:

Todos:
Jesus Menino, nesta Noite Santa, noite misteriosa, no silêncio que paira no ar, ao redor da Tua manjedoura, pedimos a alegria dos pastores que, maravilhados com o hino dos anjos, humildemente Te adoram.
Dá-nos a sabedoria dos Magos, para que como pai, mãe e filhos Te possamos acolher e adorar.
Dá-nos a graça de sermos anunciadores da boa notícia com a nossa vida, levando a todos um raio da ternura do teu Coração que, na simplicidade de uma criança, acolhe, perdoa e ama. Pedimos que a Tua luz, nesta Noite Santa, ilumine os corações dos que estão cansados e desanimados; dos que perderam a esperança diante de tantas injustiças, violências e mortes.
Volta o Teu olhar a todas as famílias, para sejam manjedouras acolhendo a vida, a justiça, o perdão e a paz.
Faz do nosso lar uma pequena manjedoura, onde a partilha do pão diário seja a partilha da vida de quem sonha e busca um mundo melhor.
Hoje é Natal, festa universal, mas só poderemos cantar Noite Feliz, quando os teus filhos tiverem casa, trabalho e pão.
Ajuda-nos, Jesus Menino, a reconhecer-Te e a acolher-Te nos nossos irmãos. Porque Tu és o Emanuel, o Deus connosco. Amém.

Canto: Noite feliz!

Todos beijam a imagem de Jesus e se abraçam, desejando Paz e Feliz Natal.


Regressar