Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Para distrair

Anedotas envolvendo o Papa São João XXIII

Anedotas envolvendo o Papa São João XXIII

 

1 – Os alfaiates

 

Logo após ser eleito Papa e aceitar a votação, retirou-se para colocar as vestes brancas do Bispo de Roma, conforme a tradição. Mas aí surgiu o problema: nenhuma das três batinas previamente preparadas lhe servia. Os encarregados ficaram embaraçados e o novo Papa observou, sorrindo:

 

 “Está claro que os alfaiates não me queriam como Papa”.

 

2 – Os trabalhadores do Vaticano

 

É muito famosa a sua resposta a alguém que perguntou quantas pessoas trabalhavam no Vaticano. Com naturalidade, São João XXIII respondeu: “Mais ou menos a metade”.

 

3 – A superiora do Espírito Santo

 

Certa vez, o Papa Bom saiu do Vaticano sozinho e foi ao Hospital Espírito Santo para visitar discretamente um amigo padre que estava internado. Ao bater à porta, surgiu a madre superiora, que, emocionadíssima, disse: “Santo Padre! Eu sou a superiora do Espírito Santo”.

 

O Papa respondeu: “Mas que grande carreira a senhora fez, madre! Eu só consegui chegar a ser Vigário de Cristo”.

 

4 – “Vou falar com o Papa”

 

São João XXIII costumava confidenciar aos seus colaboradores: “Com frequência acordo à noite e começo a pensar numa série de problemas graves e então decido que preciso de falar sobre eles com o Papa. Depois, acordo completamente e lembro-me que o Papa sou eu!”

 

5 - Com frequência, João XXIII declarava: “Toda a gente pode ser Papa. A prova é que eu sou”.

 

6 – João Batista

 

Numa ocasião em que recebeu um senador norte-americano, este apresentou-se mencionando a sua religião: “Santidade, eu sou batista”.

 

O Papa respondeu com o seu habitual sorriso e espirituosidade: “Eu sou João. Então estamos completos!”

 

7 – As irmãs de São José

 

Um grupo de freiras apresentou-se ao Papa informando que eram as irmãs de São José. O Papa respondeu na hora: “Mas que bem conservadas vocês estão!”

Regressar