Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

A automedicação e as bactérias

A automedicação contribui para o surgimento de super bactérias

O uso de medicamentos sem acompanhamento médico ou o abandono do tratamento aos primeiros sinais de melhoria estão entre as principais causas das proliferações bacterianas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se não houver um controle rigoroso da utilização de antibióticos a população poderá ficar sem defesa contra as bactérias que causam infecções.

Estas práticas comuns de uso incorrecto dos antibióticos fortalecem as bactérias colocando não só o paciente, mas toda a população em risco, tornando os antibióticos disponíveis no mercado ineficazes.
"As 'super bactérias' são organismos vivos que adquiriram resistências aos antibióticos. O uso inadequado dos antibióticos – sem critério, em dose, período, ou com indicação incorrecta – acelera os mecanismos de defesa das bactérias, perdendo a eficiência do medicamento", explica o director do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), Pedro Menegasso.

Regressar