Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

Curiosidades

10.ª Lição - Os mandamentos da Lei de Deus acerca da família

Que deveres temos para com os nossos pais? Devemos honrar pai e mãe: é o quarto mandamento da Lei de Deus.
Que quer dizer «honrar pai e mãe»? Ao nosso pai e à nossa mãe devemos respeito, amor e obediência.
Por que devemos respeito, amor e obediência aos nossos pais? Porque deles recebemos a vida, o carinho e todos os cuidados, em nome de Deus.
A quem mais devemos respeito, amor e obediência? Devemos respeitar também as pessoas mais velhas que cuidam de nós em nome de Deus, como os parentes, os sacerdotes e os professores.
Que deveres temos para com as outras pessoas? Devemos respeitar e amar todas as pessoas, porque somos todos filhos de Deus e irmãos de Jesus.
Como podemos respeitar e amar todas as pessoas? Em primeiro lugar, não maltratar ninguém: é o quinto mandamento da Lei de Deus.
E depois? Fazer o bem a quem esteja ao nosso lado (o próximo), segundo as nossas possibilidades.
E mais? Jesus pediu que perdoemos quanto antes a quem nos faça mal.
É bom fazer tudo o que o nosso corpo apetece? É bom dar ao corpo o que ele precisa: comer, descansar, dormir, passear, brincar; mas, se for demais ou fora de tempo, faz mal.
Por que é que os meninos são diferentes das meninas? Porque Deus os fez assim e, quando forem grandes, poderem ser pai e mãe.
Por isso, como é que os meninos devem tratar as meninas? Os meninos devem ter especial delicadeza com as meninas (e vice-versa), evitando brincadeiras impróprias: assim cumprem o sexto e o nono mandamentos da Lei de Deus.
Com quem se pode falar para saber mais coisas sobre o nosso sexo? Os meninos e as meninas podem sempre perguntar ao seu pai e à sua mãe; também podem falar com o sacerdote ou com um professor amigo.
Podemos rezar todos os dias a oração que Jesus nos ensinou:
Pai Nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Ámen.
 
 
 

Regressar