A Morte
Rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte
- 13-07-2022
- Visualizações: 636
- Imprimir
- Enviar por email
Tu estás pronto para morrer agora e estar com Cristo?
10 dicas práticas para o grande momento
"O momento mais importante da nossa vida é indiscutivelmente o momento em que morremos. Como morremos, determinará por toda a eternidade o nosso destino eterno: salvo ou condenado, no céu ou no inferno! Não há outra possibilidade", explica o padre Ed Broom, religioso e especialista em questões de espiritualidade.
Os grandes santos ao longo da história pregaram muito sobre escatologia, meditando sobre a morte, o julgamento final, o céu, o inferno, o purgatório e a eternidade. O Padre Vassoura lembra que São Afonso de Ligório, um médico da Igreja, passou a escrever uma obra-prima espiritual que tinha um título muito revelador: Preparação para a Morte.
Mas é o próprio Cristo que constantemente pregava sobre isto. Os Evangelhos estão repletos das exortações de Jesus nas quais nos pede para estarmos preparados.
Ele falou da morte comparando-a ao ladrão que vem de noite, ou falando sobre os amigos desavisados do Noivo. Jesus também usou a imagem do rico fazendeiro construindo um celeiro maior, mas foi surpreendido pela morte naquela mesma noite.
"Em termos muito claros, Jesus adverte-nos repetidamente que devemos estar preparados para a nossa própria morte, porque não sabemos nem o dia, nem a hora, nem a maneira como o fantasma da morte baterá à porta das nossas vidas".
Santa Catarina de Sena, outra grande médica da Igreja, também explicou de forma formidável: "Os dois momentos mais importantes da nossa vida são os seguintes: agora e na hora da nossa morte".
Para estar preparado para a morte, Ed Broom oferece 10 dicas práticas para se preparar para este momento, embora "não sabemos o dia ou a hora":
1. Viva todos os dias como se fosse o último
Todas as manhãs quando você acorda dá graças a Deus e reza a sua oração matinal. Então reflita sobre a possibilidade real de que este seja o último dia da sua vida. Viva cada dia que Deus lhe deu como um presente, como se fosse realmente o seu último dia. Isto significa, em particular, fazer tudo para agradar a Deus. Como Diz São Paulo: "Quer você coma ou beba, faça tudo para honra e glória de Deus."
2. Fuja do veneno
As duas piores coisas que poderiam acontecer nas nossas vidas seria cometer um pecado mortal, mas pior seria morrer em estado de pecado mortal. Veja o pecado, especialmente o pecado mortal, como um veneno. O que é veneno para o corpo, como o pecado mortal é para a alma: é fatal e mortal!
3. Arrependa-se e converta-se
Se estamos de facto em estado do pecado mortal, então devemo-nos esforçar com todo o nosso ser e a força da nossa vontade para sair deste estado. Primeiro pedir a graça para fazer um acto perfeito de contrição; então, o mais rápido possível, recorrer a fazer uma confissão sacramental bem preparada. Uma vez feita, voltamos ao estado de santificação graça e amizade com o Senhor Jesus.
4. Medite muitas vezes sobre os Novíssimos
É muito saudável, para dizer o mínimo, meditar muitas vezes, mesmo diariamente, sobre as Últimas Coisas. Se você quiser, para servir como um guia: um dia eu vou morrer e eu não sei quando; então Jesus vai-me julgar por tudo o que fiz. É o momento da verdade. O resultado líquido? Irei para o céu ou para o inferno e por toda a eternidade. Meditar sobre estas verdades terrenas, com a ajuda da graça de Deus, pode converter o endurecido de todos os pecadores e trazê-lo de volta à graça e amizade de Deus.
5. Lembre-se de mortes inesperadas e súbitas
Todos os dias somos surpreendidos com notícias sobre mortes, muitas vezes repentinas e inesperadas. Pensemos nisto.
6. Medite sobre a parábola do tolo rico
Depois de uma colheita abundante e a construção de celeiros novos e espaçosos ele quis relaxar e aproveitar a vida. Jesus chama este homem e a razão para ser um tolo de primeira classe: porque naquela mesma noite a sua vida será cortada e todas as suas posses vão explodir em fumaça. Embora curta e sóbria, esta Parábola chega ao ponto de nos mostrar o caráter sério do efémero e transitório da existência humana.
7. O Discurso do Pão da Vida: A Missa e a Eucaristia
O "Discurso sobre o Pão da Vida" (João 6). Então, habitue-se a assistir à missa diária, tanto quanto possível de acordo com o seu estado de vida. E, estando em estado de graça, receba a Santa Comunhão com grande fé, amor, devoção e fome... A Promessa de Jesus é muito consoladora: "Eu sou o Pão da Vida. Quem comer o meu Corpo e beber o meu Sangue terá a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia." A recepção frequente da Sagrada Comunhão em estado de graça e salvação eterna são sinónimos.
8. Pedindo por Graça
Santo Agostinho afirma que todos nós somos verdadeiros mendigos diante de Deus. Precisamos desesperadamente da ajuda e graça de Deus em todos os momentos e lugares, e especialmente agora e na hora da nossa morte. Implore a Maria, aos anjos, ao seu anjo da guarda e a todos os santos pela graça de todas as graças, nas palavras de São Afonso de Ligório, que deve morrer em estado de graça. Jesus ordena: "Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; chama e a porta será abertas para ti" (Mateus 7:7) Por que não pedir, procurar e chamar para obter a graça de uma morte santa e feliz e a salvação da nossa alma imortal?
9. Últimos Sacramentos e Perdão
Avise os seus parentes, amigos e entes queridos que nos seus últimos momentos você deseja receber os últimos três sacramentos: confissão, a unção dos doentes e a Santa Eucaristia. Também especifica que você deseja receber perdão apostólico do padre. Com isto você receberá uma Indulgência Plenária na qual todos os pecados são perdoados e as penas temporais são remetidas. Se o fizer, estará preparado para conhecer Jesus, que não será tanto seu Juiz, mas seu salvador amoroso e Redentor.
10. Nossa Senhora: a Ave Maria e o Santo Rosário
Acostume-se de agora em diante a rezar a Ave Maria, e melhor ainda, rezando o Santo Terço. De facto, cada vez que você reza o Terço, você está a preparar-se para a morte 50 vezes! Isso mesmo: preparação para a morte 50 vezes em cada Santo Terço que rezaste! A prova? "Rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém." Se formarmos seriamente o hábito de rezar o Santo Terço à Virgem Maria, então quando estivermos a morrer, a própria Virgem Maria virá até nós e nos ajudará a morrer arrependidos dos pecados, confiando na infinita misericórdia de Jesus e amando-o até ao fim. Nossa Senhora nunca falhará com os seus fiéis amigos, que rezaram fielmente o Santo Terço.
Em conclusão, rezemos uns pelos outros para obter a graça de todas as graças, que é morrer em estado de graça santificante. Se o fizermos, a nossa alma será salva e viveremos para amar, louvar e adorar a Deus com os anjos e os santos por toda a eternidade. "Santa Maria, Mãe de Deus, roga por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."