Ave Maria Imaculada... Rezai o Terço todos os dias... Mãe da Eucaristia, rogai por nós...Rainha da JAM, rogai por nós... Vinde, Espirito Santo... Jesus, Maria, eu amo-Vos, salvai almas!

A voz dos Bispos

Saudação à Diocese do Porto

 Ao receber a nomeação do Santo Padre Bento XVI para Bispo do Porto, quero, antes de mais, agradecer ao Sucessor de Pedro a confiança que põe em mim para tão exigente ministério. Por minha parte, toda a confiança tenho na graça divina, que nunca nos falta com o necessário para o que Deus nos pede. A Deus me entrego, à Virgem Santíssima e à comunhão dos santos.

Imagem vazia padrão

Dirijo uma palavra de muita consideração e estima ao Senhor D. Armindo LopesCoelho, pedindo a Deus que o cumule de saúde e paz, na merecidíssima recompensa do seu fiel ministério. Consideração e estima que estendo também ao Senhor D. Júlio Tavares Rebimbas e aos Senhores Bispos eméritos residentes na Diocese do Porto. Com todos conto, no contributo inestimável da sua experiência e sabedoria.

Ao Senhor D. João Miranda Teixeira, administrador apostólico, bem como aosSenhores D. António Maria Bessa Taipa e D. António José Cavaco Carrilho, dirijo igualmente uma palavra de muita amizade, gratidão e confiança, pois com eles aprenderei a ser bispo no Porto.

Nesta altura, também não posso deixar de manifestar toda a gratidão, admiração e amizade que nutro pelo Senhor D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca deLisboa, com quem tanto tenho aprendido do serviço de Deus e da Igreja, na atenção constante aos “sinais dos tempos”. Gratidão e estima alargada a todos os SenhoresBispos que comigo têm sido Auxiliares de Lisboa, desde a minha nomeação em 6 de Novembro de 1999. Igualmente estendidas a todos os padres, diáconos, seminaristas, religiosas, religiosas e fiéis leigos do Patriarcado, com quem tenho aprendido a ser cristão, desde o meu baptismo e sucessivas ordenações.

Aos diocesanos do Porto, a todos os padres, diáconos, consagrados e leigos que na Diocese vivem e testemunham o Evangelho de Cristo, dedico agora tudo quanto tenha de coração e espírito. Como “programa” levo um só propósito, total e absoluto: conhecer, amar e servir a Diocese do Porto. Conhecê-la na qualidade e circunstância de cada sector, geográfico, social e cultural. Amá-la, com o amor de Cristo esposo, que se entrega com quanto é e tem. Servi-la, aproximando e unindo o muito que o Espírito vai suscitando em cada um dos fiéis, das comunidades e iniciativas que tanto enriquecem aIgreja portucalense. Activando o que está dito e proposto na Exortação apostólica pós-sinodal Pastores Gregis, sobre o bispo, servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo, nº 44: “A Igreja é uma comunhão orgânica, que se realiza através da coordenação dos vários carismas, ministérios e serviços em ordem à consecução do fim comum que é a salvação. O Bispo é responsável pela realização desta unidade na diversidade, procurando […] favorecer de tal modo a sinergia entre os diversos agentes que seja possível percorrerem juntos o caminho comum de fé e missão”.

Nesta saudação incluo também todos os crentes de outras confissões e credos que vivem na diocese do Porto, ciente de que a fé em Deus é o melhor alicerce e incentivo da nossa fraternidade e solidariedade. E igualmente dirijo uma palavra demuita estima e disponibilidade a todos os que nas diversas instâncias públicas e autárquicas, bem como académicas, culturais, sociais, filantrópicas e desportivas, se dedicam ao serviço do bem comum, rumo a uma sociedade sempre mais justa, solidária e fraterna.

Uma palavra final para quantos sofrem no corpo ou no espírito. Garanto-lhes a prioridade na minha oração e acção.

Que a bênção de Deus vos anime a todos, na esperança certa do Evangelho de Cristo!

22 de Fevereiro de 2007

+ Manuel Clemente

Regressar