Cuidados que o idoso precisa de ter com a alimentação

 

Cuidados que o idoso precisa de ter com a alimentação  

 

Os cuidados com o idoso são sempre muito importantes e precisam de ser observados com muita atenção

 

Precisamos de entender o que muda no nosso organismo quando passamos da idade adulta para a idosa – mais de 65 anos.

 

Após esta idade, o organismo do idoso sofre algumas alterações, e dentre elas podemos citar:

 

1. Mudanças fisiológicas: perdas celulares, declínio do funcionamento dos órgãos;

 2. Alterações das necessidades energéticas/calóricas diárias: reduzindo de 10 a 25% do que ele precisa como energia para o seu organismo;

 3. Alterações no Sistema Digestivo: o intestino perde um pouco a sua força muscular, provocando uma diminuição na motilidade intestinal, o que leva ao que conhecemos como “prisão de ventre”;

4. Composição corporal: o idoso perde peso e massa muscular, e tem a tendência de aumentar a quantidade de gordura corporal, principalmente na região abdominal;

 5. Órgãos Sensitivos: percebe-se uma diminuição nos sentidos do paladar, do olfato e da visão, o que dificulta a alimentação e a preparação dela;

 6. Alterações Hormonais: uma importante alteração é a diminuição da produção do hormônio insulina pelo pâncreas, o que pode provocar diabetes.

 

É importante saber também que há alguns factores que precisam de ser observados, para que estas alterações não sejam aceleradas nem apareçam precocemente. Dentre os problemas que podem acelerar o envelhecimento estão o meio ambiente, o estilo de vida, o hábito de fumar, a alimentação, a prática de atividade física, a depressão, o estresse e, claro, a alimentação!

 

 Agumas dicas que podem ajudar na alimentação dos idosos:

 

– Planear as refeições diárias. Fazer um menu muito variado e alterar também a forma de os preparar;

– Preparar refeições atrativas e saborosas. Cortar os alimentos em pedaços pequenos, moer, ralar, desfiar ou alterar a sua textura de forma que fiquem mais “moles”;

– Comer devagar, mastigando bem os alimentos;

– Utilizar com moderação óleos vegetais para preparar as refeições;

– Não cozinhar com gordura animal (banha, toucinho);

– Reduzir o consumo de açúcar e sal. Retirar o saleiro da mesa;

– Ter cuidado com o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (café, chá preto, chocolate), porque são estimulantes;

– Consumir, uma vez ao dia, iogurtes ou leite fermentado, que são probióticos e ajudam no controle de bactérias do organismo.

– Incentivar o consumo de frutas e hortaliças. Usar leite e derivados desnatados, pães integrais e arroz integral;

– Estimular a ingestão de água e líquidos, dando preferência a sucos naturais de frutas e evitando refrigerantes que possuem muito sal e açúcar;

– Alimentar-se de 3 em 3 horas e não substituir refeições por guloseimas e lanches. Isto é muito importante!

 

Seguindo estas dicas nutricionais com atenção, vamos ter o controle do peso corporal do idoso, manter a sua massa muscular saudável, além de prevenir doenças pelo consumo adequado de nutrientes.

 

Como nos disse o Papa Francisco, na Catequese de 4 de Março de 2015, “onde não há honra para os idosos, não há futuro para os jovens”.

 

Cuidemos, portanto, com carinho e atenção dos nossos idosos.