Como relacionar-se com Nossa Senhora no dia a dia

 

Como relacionar-se com Nossa Senhora no dia a dia  

A presença de Nossa Senhora revela-se no nosso dia a dia

Muitas paróquias têm um título de Nossa Senhora, que ganha destaque na comunidade local. Quando se aproxima a festa relacionada a esse título mariano, a paróquia mobiliza-se, faz a novena, quermesse e celebra a festividade. Mas Nossa Senhora só está presente na nossa vida nesses momentos particulares? Somos fiéis devotos dela, mas só pedimos a sua interseção nas Missas celebrativas ou quando estamos com problemas a resolver? Não é esse o desejo de Deus ao nos dar Maria como Mãe nem é o desejo dela ao nos assumir como filhos. Ela quer participar do nosso dia a dia, auxiliando-nos e fortalecendo-nos na caminhada até Deus.

Auxílio dos cristãos

São Bernardo ensina que “nos perigos, nas angústias e dúvidas devemos pensar em Maria, invocando-a”. São Boaventura afirma: “Nunca li que algum santo não tivesse sido devoto especial da Santíssima Virgem”. Na oração da Ladainha de Nossa Senhora, nós chamamos-Lhe “auxílio dos cristãos”. Sim, ela o é! Nossa Senhora é Auxiliadora!

No Evangelho de João 19,26-27, vemos que “Jesus, ao ver a sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse a sua Mãe: ‘Mulher, eis o teu filho!’. Depois, disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’. A partir daquela hora, o discípulo acolheu-a no que era seu’”. O Papa Francisco, ao meditar esta leitura, diz-nos: “Temos uma Mãe que está connosco, que nos protege, acompanha e ajuda também nos tempos difíceis, nos maus momentos”.

Podemos encontrar um vasto conteúdo nos escritos dos Papas e Santos da Igreja, mostrando-nos a real maternidade de Maria; e a resposta de João às Palavras de Cristo na cruz mostra-nos qual deve ser a nossa postura ao acolher a Virgem Santa como Mãe: “A partir daquela hora, o discípulo acolhe-a no que era seu”. Este é o centro do relacionamento materno entre Maria e os seus filhos, não somente crer na maternidade, mas trazer Nossa Senhora para perto, colocá-la a par dos acontecimentos e sentimentos que diariamente compõem a nossa vida e, para isso, há um caminho eficaz: a oração.

Colo sublime

Seja o Terço, o Ofício, a Ladainha ou uma jaculatória que invoca a protecção da Santíssima Virgem, seja um momento longo ou um breve elevar da alma até ao colo sublime da Mãe de Deus, o certo é que devemos seguir o exemplo de João e trazer Maria para tudo o que nos pertence. Apresentar a Maria os nossos conflitos e medos, as nossas vitórias e projectos e tê-la como Mãe é encontrar nela uma companheira para o dia a dia.

Durante o dia, elevemos muitas vezes o nosso coração para Maria. Rezemos o Santo Terço, e vamo-nos colocando nas mãos dela no decorrer das horas e dos factos ocorridos. Quando estamos a realizar algum trabalho, para o qual não temos muito domínio, vamos pedindo a Maria que venha em nosso auxílio. Quando vivemos uma situação difícil, busquemos nela um apoio.

Mostra-te, Mãe

Na Carta Encíclica Adiutricem Populi, o Papa Leão XIII fala de uma jaculatória simples, mas eficaz: “Mostra-te, Mãe”. Ele convida os cristãos a invocar Maria nos acontecimentos do dia e a pedir a sua presença ou o seu conselho.

Maria, não somente nos quer acolher como filhos, como nos deseja acompanhar por toda a nossa peregrinação aqui na terra rumo à morada eterna.

Nos acontecimentos duros da vida, nos momentos de solidão e dor, alegria e realização, usemos esta simples oração: “Mostra-te, Mãe”. Confiemos: aquela que acompanhou Jesus até ao Calvário também nos acompanhará por todos os caminhos.