Caminhar faz bem e Ú de graša!

 

Caminhar, faz bem e é de graça!

    Caminhar é um dos exercícios mais completos, e aconselháveis a todas as pessoas e, é um dos mais indicados para a terceira idade. Antes, porém de começar qualquer actividade física, deve-se procurar um médico para fazer teste de esforço para receber orientação adequada a cada tipo de pessoa.

    Caminhar é essencial para a vida. São grandes os benefícios: Combate a depressão, cura a depressão, porque produz a endorfina, uma substância responsável pela sensação de prazer e de euforia, promovendo o equilíbrio da mente.

» Combate o estresse porque reduz, no sangue o nível de adrenalina, o hormônio causador do stresse. Põe em equilíbrio o funcionamento de todos os órgãos.

» Combate a hipertensão arterial, porque melhora a circulação sanguínea, funcionando como um redutor de pressão.

» Melhora a respiração oxigenando todas as células do nosso corpo.

» Melhora a memória porque as células da massa cinzenta do cérebro recebem mais oxigênio.

» Fortalece e aumenta o tónus muscular.

» Previne e trata a osteoporose, porque activa a capacidade de regeneração da massa óssea. Combate artrose, artrites e dores na coluna.

» Embeleza o corpo porque queima calorias ajudando a reduzir peso.

» Combate a prisão de ventre.

» Combate o cancro.


CUIDADOS

Usa ténis adequados, leves, acolchoados, com amortecedor de calcanhares.

• Usa filtro solar sempre que caminhares de dia, mesmo que o tempo esteja nublado, sem sol.

Procura caminhar até às 10 horas e depois das 16 horas, porque o sol está mais fraco. Não é suando, perdendo líquido que se perde peso.

Não andes de estômago cheio, nem em jejum.

Procura os terrenos planos. Subidas e descidas além de exigir maior esforço físico, podem provocar danos à coluna e aos joelhos.

Usa roupas leves, claras, confortáveis.

Anda com passos ritmados, não corras, nem te canses, vai aumentando aos poucos o tempo da caminhada obedecendo ao teu organismo.

Procura lugares arborizados.

Bebe água após a caminhada para te reidratar.

Anda em silêncio, caminhar não é hora de conversar, nem contigo mesmo. Não é o momento apropriado para resolver problemas.

Procura relaxar entrando em contacto com a natureza.

Observa tua respiração, inspirando e expirando suavemente, sem forçar, sem tensão. Dá o primeiro passo!

    O difícil é começar, depois torna-se um hábito, "um vício". Acredita, depois de uma caminhada o problema que parecia "enooorme", diminui e outros até encontram solução na mente mais equilibrada, "mais oxigenada".