Mensagem

"Assim como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros"

(Jo 13, 34)

 
Início seta Alguns Santos seta Santa Bárbara
Santa Bárbara Imprimir e-mail

QUEM FOI SANTA BÁRBARA

Bárbara era filha do governador Dióscoro e nasceu na Nicomédia, junto ao Mar de Mármara. De uma grande beleza, foi várias vezes pedida em casamento. Recusou sempre. O seu pai fechou-a numa torre com duas janelas. Um sacerdote, disfarçado de médico, converteu-a ao cristianismo e baptizou-a.
Bárbara, para manifestar a sua Fé na Santíssima Trindade, mandou abrir uma terceira janela na torre onde estava encerrada. Descoberta a sua adesão ao Cristianismo, o pai quer matá-la, mas ela foge, abrindo-se um pedregulho para a deixar passar. Um pastor descobre onde ela se tinha recolhido, mas Deus castiga-o mudando-lhe as ovelhas em escaravelhos. Dióscoro chega por fim a encontrar a filha, arrasta-a até diante do juiz, que a faz passar terríveis suplícios. Por fim, Dióscoro corta a cabeça da filha, O castigo de Deus foi imediato: o pai cruel é fulminado por um raio.
Santa Bárbara foi morta por volta do ano 235. O seu culto espalha-se no Oriente e no Ocidente. A Igreja celebrava a sua festa a 4 de Dezembro.
A imagem de Santa Bárbara costuma ter os seguintes atributos: palma e coroa de mártir; torre onde o pai a encarcerou; cibório encimado pela Hóstia, pelo facto de ser evocada contra a morte súbita; canhão ou uma bala, referência ao facto de ser padroeira dos artilheiros; espada, lembrando a maneira como morreu decapitada.

 Santa Bárbara
invocada contras as trovoadas e contra a morte súbita


A Santa Bárbara é atribuído preservar os seus devotos de morte repentina, naturalmente por alusão ao pai incrédulo que termina fulminado. Segundo os Livros de Horas pedia-se: ‘Fazei, Senhor, que, por intercessão de Santa Bárbara, obtenhamos receber, antes da morte, o sacramento do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”.Por isso é a Santa representada muitas vezes segurando um cibório encimado pela Hóstia.
E também invocada contra as trovoadas, com a seguinte oração:


Santa Bárbara bendita,
Que no Céu estais escrita,
Com pena e água benta
Livrai-nos desta tormenta.


É padroeira dos fogueteiros e fabricantes de fogo-de-artifício, dos mineiros que lidam com explosivos e, devido à torre onde estava prisioneira, dos encarcerados e também dos pedreiros e arquitectos. E ainda dos sineiros, dos tecelões e chapeleiros. 

 Oração a Santa Bárbara

 Salvé, Virgem gloriosa,
E Bárbara generosa,
Do Paraíso fresca Rosa,
Lírio de Castidade.
Salvé, ó Virgem toda formosa,
Lavada na fonte da Castidade.
Doce, branda e devota,
Vaso de todas as virtudes.
Salvé, Virgem livre de pecados,
Que ouves o Esposo com voz clara
Que te diz: Vem formosa, vem amada,
Vem, serás coroada.
Salvé, Bárbara serena,
Formosa como a Lua Cheia.
Melodia agradável,
Segues ao Esposo cordeiro.
Salvé, Bárbara bem-aventurada,
que como o Esposo preparado,
Passaste das núpcias,
Para os gozos eternos.
Salvé, fulgente margarida.
Na coroa de Jesus engastada,
Assim na morte como na vida,
Nos sê propícia. Amem.

Pai Nosso, Avé Maria, Glória

 

História de Santa Bárbara

Santa Bárbara nasceu em Nicomédia, na Ásia Menor, numa família de certa posição social. Às ocultas dos pais, fanáticos pagãos, conseguiu instruir-se na religião cristã.

Dotada de especiais dotes de beleza e inteligência, o seu pai, Dióscoro, depositava nela as mais radiosas esperanças em vista de um casamento honroso. Mas Bárbara apresentava indiferença às solicitações do pai, até que este descobriu a sua condição de cristã. Ficou, então, furioso e o seu amor paterno  transformou-se em ódio desumano. Ameaçou-a com torturas e, finalmente, denunciou-a ao prefeito da província, Martiniano.

O coração da Jovem Bárbara sentia-se dilacerado entre amores opostos: o dos pais de uma parte e o de Cristo, amor supremo, de outra. Verificou-se nela a palavra do Divino Mestre: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, e os inimigos do homem serão as pessoas da própria casa" (Mt10,34-36).

Bárbara suportou o processo com firmeza e altivez cristã, mostrando a sua fidelidade a Cristo, a quem tinha consagrado a sua virgindade. Era o tempo do imperador Maximiano, nos primeiros anos do século IV. O juiz, vendo a obstinação da jovem cristã em professar a fé, mandou aplicar-lhe cruéis torturas, mas as suas feridas sempre apareciam curadas. Pronunciou, então, a sua sentença de morte.

O próprio pai, Dióscoro, furioso no seu cego paganismo, decepcionado nos seus interesses, num excesso de barbárie, prontificou-se para executar a sentença: atirou-se contra a filha, que se colocou de joelhos em atitude de oração, e decepou-lhe a cabeça com um cutelo. Logo após ter praticado o seu hediondo crime, desencadeou-se formidável tempestade e o pai, atingido por um raio, caiu morto.

O culto de veneração desta santa do Oriente passou para o Ocidente, sobretudo, Roma, onde desde o século VII se multiplicaram as igrejas e oratórios dedicados ao seu nome.

Esta santa é invocada, sobretudo, como protectora contra a morte trágica e contra os perigos de explosões, de raios e tempestades. Na iconografia cristã Santa Bárbara é geralmente apresentada como uma virgem, alta, majestosa, com uma palma significando o martírio, um cálice como símbolo da sua protecção em favor dos moribundos e ao lado uma espada, instrumento da sua morte.

Oração da Santa Bárbara

Santa Bárbara, que sois mais forte do que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas da minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer-vos, minha protectora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara, rogai por nós.

 

 

 

 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments