Mensagem


Deus é Amor

Papa Bento XVI

 
Início seta A Família seta Ama-me quando eu menos mereça, pois é quando mais preciso
Ama-me quando eu menos mereça, pois é quando mais preciso Imprimir e-mail

 

Ama-me quando eu menos mereça, pois é quando eu mais preciso

 

Há pessoas a quem simplesmente se deve amar, não tentem entendê-las, muito menos julgá-las. Talvez haja algo que elas não são capazes de expressar

Lembro-me de me ter queixado amargamente ao meu marido sobre o mau comportamento de um dos nossos filhos. Ele escutou-me pacientemente enquanto eu descarregava as minhas reclamações. Quando terminei de falar, a sua resposta deixou-me sem palavras e fez-me reflectir: “Eu entendo-te, meu amor. Portanto, simplesmente, ama-o”. O que é que mais eu poderia acrescentar a esta resposta? “Simplesmente ama-o.” Eu fiquei em silêncio, a refletir.

Nós conhecemos pessoas que são muito difíceis de amar. Pessoas que simplesmente não combinam com o seu tipo de temperamento ou personalidade. Ou porque vivem em constante estado de queixa e se sentem vítimas de todos, ou porque têm um temperamento irritadiço e desagradável. Ou porque, a cada solução, a pessoa traz cinco problemas.

Há também aqueles que se sentem ofendidos por tudo. Não se pode tocar neles com a pétala de uma rosa que eles se sentem logo atacados. E porque se sentem assim, eles contra-atacam de maneira agressiva.

Há ainda aqueles que sentem que o mundo gira em torno do próprio umbigo e tudo invejam. Eles não podem ver uma mulher com um corpo bonito e porque dizem logo que é tudo tratamento caro. Não podem ver alguém que parece mais jovem e saem dizendo que é plástica. Não aceitam que possa haver alguém num estado melhor que o deles.

Há outras pessoas que manipulam a verdade à vontade e, se as coisas não saírem como planeadas, tornam-se mártires da vida. Ou aqueles que vivem da fofoca e distorcem a verdade, prejudicando gravemente os outros.

A guerra da inveja

Há também pessoas que, através dos seus comentários, liberam a amargura e a dor que trazem, o ressentimento e a inveja que sentem por ti e pelo mundo. São aqueles que não percebem a sua própria falta de compostura, retidão e hipocrisia.

Em suma, há todos os tipos de personalidades e comportamentos na vinha do Senhor.

Quão difícil é aceitar essas pessoas

É verdade, quão difícil é aceitar e amar essas pessoas. No entanto, é aqui que devemos demonstrar do que somos feitos e ter caridade. Nós fomos criados pelo amor e para amor e a felicidade.

Quando vemos uma pessoa que mal sorri ou com uma atitude ou personalidade como as mencionadas acima, podemos ter a certeza de que essa pessoa traz feridas muito profundas na sua alma e é por isso que ela age assim.

Ela usa tais atitudes para se defender e sobreviver. Nós realmente devemos estar muito conscientes disso e agir de acordo. Por que esperar mais de uma pessoa, do que ela pode nos dar? Todos nós damos o que temos para dar, e do que o nosso coração está cheio. Alguns de nós escolhemos curar a nossa história. Outros tiveram mais dificuldades nesse caminho. É isso que quero dizer quando digo que todos agiremos de acordo com o nosso interior.

E quando nós tivermos sido pessoas difíceis de amar? Também somos perfeitamente imperfeitos. Passamos por momentos de crise e instabilidade.

Então, precisamos de crescer em paciência e caridade para com os nossos semelhantes e também para connosco. Amar as pessoas apenas quando elas atendem às nossas expectativas, é mera conveniência. Tens de as amar ainda mais quando elas estão a passar por momentos difíceis.

Aquelas pessoas que estão a passar por um vale de lágrimas, do que elas menos precisam é do nosso julgamento imprudente ou que se aponte o dedo para elas, erguendo-se em críticas.

Elas precisam da nossa caridade.

E, falando de nós mesmos, se percebermos que estamos a passar por um momento cinzento, devemos avisar. Outras pessoas não têm que pagar pelos pratos quebrados com a nossa atitude negativa. É preciso dizer que não nos sentimos bem e pedir um pouco de paciência e compreensão.

 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments