Mensagem

Basta-me saber que sois jovens para eu vos amar

São João Bosco

 
Início seta A Família seta A coisa mais importante que pode dar aos seus filhos
A coisa mais importante que pode dar aos seus filhos Imprimir e-mail

 

A coisa mais importante que você pode dar aos seus filhos… além do amor

 

E talvez devesse começar com a rotina de dormir

Eu tenho este sonho de como deve ser a hora de dormir. É uma visão serena com banhos, orações e histórias de dormir, mas a sua principal característica é tudo isto ser sem pressa. Não há pressa na minha visão. Na verdade, a minha visão é exuberante.

Aposto que você pode adivinhar por que é um sonho e não uma realidade. A realidade nunca é exuberante. A realidade é apressada e raramente serena. A realidade é cheia de jantares tardes da noite, pilhas de pratos e lição de casa inacabada e a implacável aproximação da próxima manhã. Como os autocarros escolares, os despertadores são inflexíveis. Devemos ceder… e as histórias, os banhos, as orações, e, muitas vezes, a serenidade são sacrificadas.

Odeio esta realidade, mas não tenho a certeza de como a mudar. Como mãe, sinto-me oprimida por todos os aspectos da vida. Eu sinto-me desprovida de tempo. Nunca há tempo suficiente para usar para o que eu quero fazer.

Mas, talvez eu esteja errada. Não sobre não ter tempo suficiente, mas sobre quais são as coisas opcionais e quais são as essenciais. Uma postagem em Raising Good fez uma pergunta que me faz repensar toda a minha abordagem na forma como passo o meu tempo: “quando o tempo é o nosso recurso mais limitado, como podemos concedê-lo livremente?”

 “Pergunte a qualquer pai se amam o seu filho incondicionalmente e você será ensurdecido por um ressonante e sincero ‘SIM!’ Claro que sim. Mas não importa o que digamos, tudo o que importa é como eles se sentem. E o mais importante para crianças pequenas é o tempo gasto com os pais. Quando os deixamos com outras pessoas com demasiada frequência, renunciamos, muitas vezes inconscientemente, as preciosas oportunidades de conexão. E uma desconexão excessiva pode florescer, ameaçando minar os próprios alicerces do nosso vínculo mais valoroso.

Aqui em nosso pequeno canto do mundo, vejo mais claramente o que é que estou a perseguir. Uma vida simples num mundo complexo. Em última análise, cada família deve escolher o que é certo para ela. Mas, primeiro, precisamos de perceber que temos uma escolha. Nós não precisamos de seguir o padrão se não quisermos”.

Eu não costumo deixar os meus filhos com outras pessoas. Estão quase sempre na escola ou em casa comigo. Mas costumo dar-lhes tarefas para fazer enquanto eu faço as minhas. Na maioria das vezes, na verdade. As nossas oportunidades de conexão estão-se a afogar num mar de pratos e caos.

E eu fiquei apegada a este sonho com a hora dormir durante nove anos. Há muito tempo era uma realidade, quando eu tinha apenas um filho. Eu continuo a esperar que a vida desacelere para que possa ser uma realidade novamente. Mas, no entretanto, quatro dos meus cinco filhos nunca conheceram a hora de dormir que eu quero oferecer. Eles nunca experimentaram isso. E a única certeza que tenho é que a vida não diminui a velocidade.

Se eu quiser tornar a minha visão real, tenho que descartar o padrão e tornar a vida mais lenta. Eu posso escolher comprar pratos de papel com mais frequência e aproveitar jantares rápidos para que o nosso tempo não seja inundado por cozinhar e limpar. Posso antecipar a hora do jantar, então teremos mais tempo depois. Posso lavar os pratos depois que todos estiverem na cama.

Ou eu realmente posso ser uma rebelde e começar a hora de dormir quando as crianças chegam da escola. Por que não? Quem disse que os banhos devem vir após o jantar e as histórias depois dos banhos? Por que não dar-lhes banho imediatamente e ler em voz alta enquanto o jantar cozinha? Por que não dizer orações antes do jantar e ler um livro depois, enquanto nos encurralamos no sofá e bebemos chocolate quente? Quem disse que a hora de dormir tem que vir após orações, histórias e banhos, afinal?

O tempo é finito e está a passar muito rápido. Se eu quiser dar mais disso aos meus filhos, eu tenho que encontrar uma maneira de o fazer agora. Porque se eu esperar muito mais, estes anos passarão e este sonho permanecerá apenas… um sonho.

 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments