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"Assim como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros"

(Jo 13, 34)

 
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Bom humor no trabalho

 

4 dicas para evitar o mau humor no ambiente de trabalho

Há pessoas que se queixam do próprio mau humor, imagine! Essas pessoas devem reflectir sobre quanto se sentem insatisfeitas com isso e como podem agir para mudar esse padrão emocional.

A irritação é uma emoção que varia de intensidade desde um simples desconforto até à fúria e, portanto, pode gerar grande confusão mental e descontrole emocional.

O problema maior é quando a pessoa passa a reagir intensamente sobre algo que não tem a devida proporção. Como se não bastasse, esse estado mental ainda costuma provocar outros sentimentos como ansiedade e agitação, além de alterações fisiológicas como tremor, falta de ar, dor muscular, coração acelerado, etc.

Até certo ponto é possível controlar-se sozinho, mas quando a pessoa não se sente capaz, quanto antes procurar ajuda especializada, melhor.

Normalmente as pessoas que manifestam irritação relatam que os factores externos são predominantemente os responsáveis por este sentimento negativo. Procuro, então, levá-las a entender que os acontecimentos em si não justificam o mau humor e que, na verdade, não são os outros que nos irritam, mas nós é que nos irritamos com as pessoas.

A conscientização de que temos o controle sobre a maneira como acatamos as situações leva-nos a pensar em novas formas emocionais e atitudes.

É bom lembrar que as pessoas só fazem connosco aquilo que permitimos. Assim, não é o colega folgado, nem mesmo o chefe “cricri” que te irrita, mas o que tu permites que te afecte nas atitudes deles.

Mas qual a razão pela qual se deixar afectar? Esta é uma reflexão individual que pode somar muito no processo de autoconhecimento; fundamental para operar as transformações íntimas necessárias para viver melhor e mais saudável.

O facto é que geralmente passamos o maior tempo dos dias no ambiente de trabalho e, portanto, manter bons relacionamentos é essencial e isso só será possível com muito bom humor.

Algumas dicas podem ser úteis para manter o bom humor no trabalho:

1- Faça alguns alongamentos, acompanhados com exercícios de respiração, isso provocará uma sensação de relaxamento.

2- Foque o pensamento na situação presente, sem resgatar mágoas passadas que intensificam o problema.

3- Analise se a situação tem real importância, isso evitará que você se aborreça com coisas que não fazem nenhuma diferença na sua vida.

4- Busque desenvolver a assertividade, objectividade e discrição; assim evitará intromissões negativas e os famosos “mexericos”.

Por fim, é bom ter em mente que as atitudes alheias não têm o poder de mudar as suas próprias atitudes, portanto, não há razão para se preocupar tanto com os outros e as suas opiniões. Todos merecem o seu respeito; inclusive e principalmente; você mesmo!

 

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