Mensagem


Deus é Amor

Papa Bento XVI

 
Início seta Curiosidades seta Como surgiu o termo "lua de mel"
Como surgiu o termo "lua de mel" Imprimir e-mail

Como surgiu o termo “lua de mel”?

 

Ir de viagem depois do casamento é uma tradição. Inclusive, alguns casais pedem aos parentes que os presenteiem com dinheiro, para custear parte das despesas desta primeira escapada como casados. Mas, de onde surgiu este costume?

Cerveja e mel

As primeiras referências à lua de mel estão no século V, quando diferentes civilizações tomavam as fases da lua como calendário. Os noivos deveriam beber o “mead” (uma bebida alcoólica à base de mel) na primeira lua como casados, já que supostamente a bebida tinha propriedades afrodisíacas e isto poderia ajudar a conceber o primeiro filho. Daqui teria surgido o termo “lua de mel”.

Os detalhes do ritual variavam de cultura para cultura. No caso dos babilónios, por exemplo, o pai da noiva deveria oferecer cerveja de mel ao genro durante um ciclo inteiro da Lua que viesse logo após a cerimónia. Na Roma Antiga, era a mãe que dava mel ao casal todas as noites durante o primeiro mês de casados. O motivo: dar energia para ajudar na concepção.

Um assunto de família

Na Grã-Bretanha do século XIX, a lua de mel não era algo íntimo do casal, mas uma viagem que os noivos faziam para visitar os familiares e os amigos que não puderam comparecer ao casamento. Talvez essas viagens não tenham sido tão divertidas para os casais, mas deram margem para que a lua de mel se tornasse sinónimo de viagem e se transformasse no que é atualmente.

Hoje em dia

Há alguns anos, a lua de mel era sinónimo de férias de luxo. Mas hoje em dia, os casais reinventaram o conceito e há novas tendências interessantes: uma viagem de bem estar a um spa com muitas atividades ao ar livre e de relaxamento; alugar um carro e fazer uma grande rota com muitas aventuras ou lua de mel com voluntariado. Isto acontece geralmente na África e, além de conhecer lindas paisagens naturais, o casal pode ajudar pessoas necessitadas.

Para nós, católicos, o termo “lua de mel” também tem outro significado especial: o mel, além de lembrar a doçura, é um alimento incorruptível e faz referência a uma união que é para sempre.

 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments