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"Assim como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros"

(Jo 13, 34)

 
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Como lidar com os pensamentos negativos? 

 

Quanto mais evitamos uma situação, mais ela nos amedronta com pensamentos negativos

 

É muito comum, ao nos ferirmos nos nossos relacionamentos, dizermos frases assim: “Nunca mais vou me envolver com outra pessoa”, “Nunca mais terei alguém”. E, a partir destas frases, de facto, a pessoa nunca se abre a outras possibilidades ou avalia todas as pessoas ou situações da mesma forma.

Muitas vezes, percepções distorcidas, interpretações exageradas ou extremamente negativas determinarão a forma como passamos a ver o mundo, as pessoas e os relacionamentos. A partir daí, uma espécie de fechamento dá-se na nossa vida, e começamos a evitar situações ou pessoas. E quantos de nós já não vivemos isto?

Quais são os seus medos?

Os conceitos que vamos construindo a respeito do mundo estão diretamente ligados às nossas percepções, crenças, cultura e aos nossos valores; muitas vezes, ligados também aos nossos diálogos internos, os quais parecem extremamente reais, ou seja, levam-nos a acreditar em coisas que nem sempre correspondem às verdades dos factos.

Por exemplo: muitas pessoas queixam-se de medos intensos e ficam bloqueadas para fazer algo. Se pararmos e olharmos a fundo, nem sempre esse medo corresponderá a algo possível de acontecer. Até porque, ao pensar de forma negativa e disparar uma série de pensamos distorcidos sobre uma situação, todo o nosso corpo se mobiliza; então, surgem as fobias, o pânico, o desespero, uma ansiedade aumentada que, no fim, mexe diretamente com o nosso corpo.

Como reconhecer os pensamentos negativos?

Assim como no medo, quando nos confrontamos com uma situação que nos bloqueia, podemos pensar em algumas situações para lidar com tais sentimentos:

1- Procure compreender de onde vêm esses sentimentos e se, de facto, eles correspondem a algo possível de ocorrer, ou se não é um exagero dos seus pensamentos;

 2- Enfrente uma situação e actue racionalmente, isto ajuda especialmente na superação de uma dificuldade. Quanto mais evitamos uma situação, mais ela nos amedronta;

 3- Procure analisar a situação de uma outra forma. Se há, por exemplo, uma dificuldade nos relacionamentos afectivos, não necessariamente você precisa de se isolar e de se fechar ao outro. Pense o que acontece com os seus relacionamentos, que posicionamentos deve tomar, como vê o mundo e procure uma nova forma de reagir e avaliar os seus pensamentos;

 4- Quando estiver a passar por um momento difícil, procure respirar e avaliar a situação. Não fuja do que está a acontecer e evite uma postura de fechamento. Lembre-se: mesmo que algo não tenha dado certo uma ou mais vezes, não significa que você está condenado a coisas tristes e nunca mais terá um relacionamento positivo.

Quando aprendemos a reconhecer os nossos pensamentos, podemos ter uma nova atitude diante dos acontecimentos. Ao deixar de lado ideias negativas, deixamos que uma forma de ver a vida mais racional e equilibrada, se torne presente. Certamente, todos ao nosso redor receberão os resultados positivos dessa mudança de pensamento e comportamento.

 

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