Mensagem

"Assim como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros"

(Jo 13, 34)

 
Início
Como viver a Quaresma? Imprimir e-mail

Como viver a Quaresma?

 

O tempo da Quaresma tem muitas imagens da sagrada escritura, o que nos ajuda a compreendê-lo. Primeiro o facto de Jesus ter passado os 40 dias no deserto, que foi um tempo de oração, de penitência, Ele que não tinha pecados, Ele fez aquele tempo de penitência para nos ensinar o caminho. Depois a imagem dos 40 anos que o povo passou no deserto. Várias vezes na Bíblia temos a figura de 40 dias, 40 anos, que significa um tempo de conversão.

 

A Quaresma é um tempo de escola, é um treino de vida cristã. É um tempo de esforço espiritual, para preparar a celebração do dia de Páscoa, e Páscoa, cada ano, é o aniversário de baptismo de cada um de nós. É um tempo de viver em profundidade, de buscar mais a penitência, o sacramento da reconciliação, de crescer na vivência da caridade.

 

Hoje em dia temos necessidade de cristãos de boa cepa, de firmeza. Cristãos com coluna vertebral. Não cristãos que vão e vêm, conforme o vento e como diz São Paulo: levados pelos ventos de doutrinas. Precisamos de gente estável. Um cristão que seja capaz de passar pela provação, pela cruz, enfrentar as provocações e dificuldades. É este o cristão que nós precisamos. Temos que amadurecer na fé.

 

Temos que nos converter. Fazer a experiência da conversão. O que é conversão? No trânsito, converter-se é mudar de caminho. Na fé, converter-se é o estímulo e a mudança de vida. Conversão quer dizer mudança de mentalidade, mudança de estilo de vida, viver segundo a proposta de Jesus q é ser um homem novo.

 

Deus está na moda. Os meios de comunicação tratam as posições da Igreja, como se ela fosse conservadora, como se a Igreja se devesse actualizar, quando na verdade, não há ninguém que esteja mais em dia do que a Igreja. Não há nada mais novo, mais actualizado que o evangelho.

 

Não há nada melhor para todas as pessoas do que ser santo. Senão as pessoas pensam que estar na moda, é viver no pecado, é viver no vício. Nós temos que espalhar isto: viver o evangelho e viver a Palavra de Deus é o que está mais actual. Nós não somos do passado, nós somos da frente, do futuro, da plenitude. Então, por isso, Deus está na moda.

 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments