Mensagem

O Santíssimo
Sacramento
Louvado Seja
A Todo o Momento

 
Início seta Curiosidades seta Estalar os dedos engrossa as articulações?
Estalar os dedos engrossa as articulações? Imprimir e-mail
 O que causa o arroto?

Também chamado eructação, o arroto é causado pelo acto de engolir ar (aerofagia)."Falar ou comer muito rápido, engolindo ar, são as causas mais comuns".Ingerir alguma substância que contenha gás, como um refrigerante, pode ser outra causa provável.A cura não é muito educada.Basta "eructar".

 

  Por que é que, às vezes, o meu olho treme?

O espasmo das pálpebras é causado pela contracção do músculo orbicular (músculo responsável pelo fechamento das pálpebras).A causa mais provável é que seja provocado pelo cansaço ou tensão."É como uma cãibra", explica o oftalmologista Paulo Henrique, da Unifesp.O músculo movimenta-se rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, responsável pela irritação na terminação nervosa.

 

 Por que é que há uma espécie de "choque" quando se bate o cotovelo na quina da mesa?

A reação é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar."No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando susceptível a pancadas".Este nervo está ligado aos dedos mínimo e anular. Por isso, a sensação de choque espalha-se do cotovelo até estes dois dedos.

 

 Estalar os dedos engrossa as articulações?

Não. "Ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito desloc-se sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo", ensina o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima.O mesmo fenómeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos."Provocar o estalo no dedo não faz mal algum".
 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments