Mensagem


Deus é Amor

Papa Bento XVI

 
Início seta Alguns Santos seta Santa Ângela Merici
Santa Ângela Merici Imprimir e-mail
 

Santa Ângela de Merici

"Não vim chamar os justos, mas os pecadores" (Mt 9,13b).

Santa Ângela de Merici, modelo de mulher, nasceu no Norte da Itália, em plena era do Renascimento, em 1474.

Desde pequena, foi muito provada pela vida. Órfã de pai, logo depois perdeu também a mãe e a irmãzinha, com quem se identificava tanto. Após a morte do tio que a tinha adoptado, teve de deixar a sua cidade por causa da guerra. O que a confortava, nessas horas dramáticas, quase insuportáveis, era a leitura da vida dos santos. A sua piedade fortalecia-se e consolidava-se pela comunicação constante com Deus-Pai. A miséria e o sofrimento não a abateram nunca. Antes, tornaram-na criativa.

Com um grupo de jovens da sua idade, começou a visitar as prisões e os hospitais, cuidando dos pobres, dos doentes e dos abandonados. Para preservar a saúde moral das famílias, concentrou ela, mais tarde, os seus cuidados, sobre a educação das meninas. Para tanto, chegou a fundar uma família religiosa, chamada "Servas de Santa Úrsula": uma congregação, bem poderíamos chamar-lhe moderna e profundamente religiosa. Ela queria pouca estrutura para o seu grupo, poucas regras e o mínimo de vida em comum, mas uma união confiante em Deus e nas co-irmãs.

Todo o cristão deve tornar-se sensível aos problemas que agitam a sociedade. E para tanto, receberá força e ajuda de Deus.

 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments