Mensagem


Deus é Amor

Papa Bento XVI

 
Início seta Orações seta Oração da Formatura
Oração da Formatura Imprimir e-mail

 


Oração da FORMATURA


Chegou o grande dia, Senhor, chegou o dia da despedida. Do troféu. O troféu é o nosso diploma. Galgámos o cume de um monte de onde se descortinam vários caminhos. Caminhos que serão percorridos de acordo com a vocação e as escolhas de cada um. Chegou o dia do fim. O dia do começo.
E, como em todas as formaturas é dia de gratidão. Gratidão a ti meu Deus, Autor da vida e de tudo o que existe. Gratidão aos pais, professores, funcionários, amigos. E a todas as pessoas que foram afinando as vozes para que o corpo pudesse entoar a sua canção. A canção está pronta. É só começar o espectáculo. A cada espaço de tempo, um sinal era tocado para que as pessoas se preparassem para o momento da estreia. A estreia é hoje. Tudo já foi ensaiado. É claro que falta sempre um detalhe aqui ou ali. Mas tudo está pronto para começar. E a vida aguarda os novos artistas. E o mundo está sedento do talento desses jovens que saem da gruta sem medo de enfrentar as feras que surgiram pelo caminho. Estão armados. Por quê ter medo? Armados de valores, de conhecimento, de amor. Armados para derrotar o que deve ser derrotado e fazer tremular, no mais alto mastro, a bandeira da vida, iluminada com o sinal da paz.
O tempo passou rápido demais. No começo, movia-se devagar. Os primeiros dias. Os primeiros contactos, tudo era novidade. Cada novo momento parecia difícil de ser aprendido. As notas foram ganhando sonoridade. O som agradável foi contagiando toda a escola. E os estudantes foram crescendo, como a aurora em todos os rincões do mundo. E a luz que vinha das conversas, dos risos, das pequenas discussões que faziam da escola um espaço de magia. E todo o reino era tomado por um sentimento único de esperança. Alias, no reino encantado da escola, os príncipes e princesas tem o dever de ensinar a sonhar. Apenas isso e nada mais. E isso já é o bastante.
O sonho está mais vivo do que nunca neste dia. A caverna já cumpriu a sua missão. Não é possível mais viver nos seus seguros espaços. É preciso sair para o mundo. É preciso deixar na caverna tantos momentos lindos que marcaram a nossa história.
Toda a cumplicidade dos maestros que lá estavam e que anunciavam a luz que nos aguardava. É preciso levar da caverna os sentimentos correctos. A determinação de não nos acomodarmos com o que está a acontecer de errado. Aprendemos que nunca deveríamos negligenciar os nossos valores, os nossos ideais. E seremos fiéis a esta vocação.
Hoje é o dia da formatura. E a emoção deste dia tem de ser um marco que nos proteja do crime da acomodação e da apatia. Que a juventude que temos seja eterna, e que o desejo de mudar o mundo saia da utopia e habite a realidade. Esta é a nossa oração. Este é o nosso interno amoroso. Estamos prontos. Saudosos de um passado recente. Mas prontos. Podem abrir as cortinas. O espectáculo vai começar. Protege-nos, Senhor, nesta e em todas as nossas apresentações. Não podemos desanimar. Assim seja!

 

Webdesign Contabilidade Porto Porto Apartments