|
Das paixões aos altares – Santa Margarida de Cortona
Há
diversas santas com este nome, Margarida, mas a de Cortona, centro da Itália, é
muito estimada pela sua história peculiar. Nasceu em 1247. Perdeu a mãe muito
cedo; o pai casou-se de novo e a madrasta tratava-a duramente. Margarida era
uma moça bela e graciosa. Sem apoio, orientação e carente, deixou-se seduzir
por um rapaz, cuja fortuna e poder a deslumbraram. Assim, deixou-se levar pelo
luxo e prazeres. Esta vida desordenada de amante prolongou-se por 9 anos. Não
tinha olhos para mais nada.
Aconteceu que um dia o seu companheiro foi
assassinado e Margarida encontrou o seu corpo, já em estado de decomposição, guiada
até ao local, pela cachorrinha de estimação do seu companheiro. Em lágrimas e
caindo em si, compreendeu a precariedade da vida.
Arrependida dos seus pecados, fez confissão pública
das suas culpas, começou a fazer penitência e procurou orientação espiritual
com os franciscanos. Pediu para ser admitida na Ordem Terceira, mas foi-lhe
exigido o prazo de três anos de provação. Nesse meio tempo entregou-se a duras
penitências e foi muito tentada pelo demónio. Deus usou de misericórdia para
com ela, como faz com todo o pecador arrependido.
Margarida recebeu visitas do seu Anjo da Guarda,
revelações e visões extraordinárias em que Jesus lhe falava com grande familiaridade.
Meditando os sofrimentos de Cristo, cresceu o seu desejo de sofrer por amor a
Ele e a sua dedicação com os doentes e pobres. O seu misticismo era activo e
tinha um ardente zelo pela salvação das almas. O seu exemplo não só comoveu os
seus conterrâneos, mas foi motivo de inúmeras conversões. Após 23 anos de vida
intensa de oração, caridade e penitência, Margarida faleceu na paz do Senhor em
22/02/1297.
Histórias como a de Margarida de Cortona repetem-se
ainda hoje. A Graça e a Misericórdia de Deus continuam sempre disponíveis, mas
precisam de encontrar um coração aberto, generoso, humilde e disposto a
recomeçar uma vida nova.
++ Esta
Santa é uma grande testemunha de fé e santidade para todos nós. Órfã de mãe,
era uma linda jovem que conquistou o coração de um rico homem, com quem viveu durante
nove anos. Aconteceu que o rico jovem foi assassinado e este facto foi para
Margarida oportunidade para pensar nas futilidades de sua vida. Decidindo-se
então a ir para Cortona, onde Margarida conheceu o sacramento da Reconciliação
e repousou nos braços do Pai.
A partir da
conversão, a vida de Margarida foi uma luta constante para a santidade através
dos exercícios de penitência, ao ponto de fazer de uma pedra o seu travesseiro
e ter como alimento apenas pão e água.
Purificada
e liberta do domínio do pecado, Santa Margarida de Cortona entrou no Céu em
1297.
|